releases

Lançamento do livro Dependência Digital

Por Redação -18 de maio de 2017

Você sabe o que é um zumbi digital? E amnésia digital? Já ouviu falar em nomofobia?
Consegue ficar mais de um dia longe do seu celular, computador e outros dispositivos digitais?
Cuidado! Você pode ser um dependente digital.



A dependência digital é um transtorno caracterizado pela ansiedade, desconforto, irritação e até pânico quando a pessoa se vê sem acesso aos dispositivos digitais como celular, Internet, computadores e redes sociais.

O celular é o maior responsável pela dependência digital devido à sua multifuncionalidade e mobilidade. Segundo fontes como Time, Qualcomm, FGV, em 2015 já existiam no Brasil 151 milhões de smartphones. Estas fontes informam ainda que os brasileiros passam em média cerca de 10 horas por dia nas redes sociais.

O sintoma importante da dependência digital é o fato de que quase 80% dos brasileiros se sentem mal quando não estão com o celular ao alcance. Talvez em função disto, 74% dormem com o celular perto da cama. Nesta linha das fobias, cerca de 54% revelam sentir pavor de passar mal na rua e não ter um celular a mão.




Esse é o tema da mais nova obra do autor Lúcio Lage.

Lage é professor e consultor, mestre em administração, pós-graduado em “Administração Pública”, “Tecnologia Educacional” e em “Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial”. Autor de dois livros, no momento se dedica ao lançamento do seu terceiro livro que trata de “Dependência Digital”.

Desde 2016 é colaborador do Instituto DELETE – Desintoxicação e Uso Consciente de Tecnologias. Institucionalizado na UFRJ, a entidade trabalha com eficácia no tratamento de dependentes digitais prestando serviços de forma gratuita.

Com o dom da oratória e embasada no conhecimento do assunto abordado, Lage usa uma linguagem didática que atrai atenção e interesse do público.

Paralelo ao lançamento do livro, o escritor vai ministrar cursos (segunda quinzena de agosto) sobre a convivência (boa) com a dependência digital e o público-alvo é bem diverso como, líderes de equipes, gestores organizacionais, psicólogos, educadores, pais e mães de crianças e adolescentes, além de médicos em particular pediatras, ortopedistas e outras especialidades que estejam ligadas ao uso abusivo das tecnologias digitais.



O livro:

Esta obra intitulada Dependência Digital: tecnologias transformando pessoas, relacionamentos e organizações, inicia conceituando inovação e tecnologia como base para tratar a relação “Pessoas, Tecnologia e Dependência Digital” para facilitar o entendimento sobre este tipo de dependência e as consequências para os seres humanos quando as tecnologias são usadas de forma abusiva.

Debate a temática do tempo nos dias de hoje e levanta a questão “Para onde estamos indo”, como alerta sobre a transformação das pessoas e de seus relacionamentos derivados dos elementos da era digital.

Ampliando o foco, trata o tema também no âmbito coletivo, de forma inédita no país apresentando resultado de pesquisa de campo realizada pelo próprio autor, especificamente para este trabalho, mostrando uma primeira realidade sobre a Dependência Digital segundo a perspectiva de gestores organizacionais em organizações públicas e privadas.

Lançamento:
Local: Livraria da Travessa (BarraShopping) Dia: 22 de junho Horário: 19 às 22h